BRASIL, Sudeste, BELO HORIZONTE, PAMPULHA, Mulher, Portuguese, English, Livros, Livros, FUTEBOL
Outro -

 

    UOL - O melhor conteúdo
  hospital do cancer de Barretos
  defesa do consumidor/planos de saúde
  sistema único de saúde
  instituto nacional de controle do câncer
  câncer de mama
  revista eletrônica reforme/kitnet
  ESPAÇO DE VIDA
  PORTAL INANA


 

 
 

   

   


 
 
Câncer de Mama



LINFEDEMA: PREVENÇÃO E CUIDADOS.

 

Você já leu aqui que linfedema é aquele inchaço que dá no braço por causa do acúmulo de líquidos ou linfa fora dos vasos linfáticos. Este é um assunto sério, complicado e vamos falar só do linfedema devido ao tratamento do câncer de mama – onde ocorrem danos ao sistema linfático pela cirurgia, esvaziamento axilar(retirada dos gânglios) e/ou radioterapia.

O inchaço ou linfedema pode se instalar no pós-cirúrgico, na fase da radio e até anos mais tarde, e isso porque a drenagem linfática fica comprometida de forma irreversível. O linfedema, depois de instalado, é de difícil tratamento, torna-se crônico.

Então toda a prevenção é voltada para evitar a instalação do linfedema! Todos os cuidados são especificamente para o braço no lado operado ok? Mulheres que não fizeram esvaziamento axilar não precisam se preocuparem com o linfedema. 

PREVENÇÃO 

Evitar cortes , traumatismo e queimaduras → ­­­­­­­­­ levam a inflamações e infecções! 

Evitar exposição às altas temperaturas→ o calor altera a circulação sanguínea e linfática. Ex: cozinhar para um batalhão; tomar banho de sol fora dos horários recomendados e sem proteção do filtro solar,etc. 

Evitar alterações de pressão atmosférica→ porque também afetam o sistema circulatório. Ex: viagens áereas longas. Tire dúvidas com a(o) fisioterapeuta e peça orientações e dicas (luvas especiais, faixas de compressão, etc)! 

Evitar esforço muscular excessivo → evita lesões musculares, inchaço e dor. Não  carregar peso no lado operado, bolsas, sacolas de feira, mochilas pesadas, etc. 

Evitar esforços repetitivos→ como o peso, a repetição pode causar dor, lesões e inchaço. Ex: costurar, usar tesoura, tricotar, fazer tricô, digitar, atividades na cozinha para grande número de pessoas, carregar e descarregar volumes de prateleiras,etc.

Olha, não sei você, mas eu não consigo ficar quieta, sem fazer nada! Somos mulheres e desde cedo nos educam para sermos polivalentes, pau pra toda obra! Às vezes, até dá vontade de ser dondoca, termo antigo usado para mulheres que podiam dar-se ao luxo de não fazer nada! Mas no mundo real, o ócio, a preguiça, ser folgado não são virtudes!

E quando vem um câncer de mama, as limitações amedrontam porque não queremos ser vistas como inúteis, inválidas, incapazes e nem queremos um braço inchado.

 

Dois comportamentos são radicais: não fazer nada de medo ou fazer muito mais para provar que se é útil e para ocupar, na cabeça, o lugar dos pensamentos malucos!

É preciso trabalhar esses dois extremos: tudo ou nada!

Então é importante termos consciência de que somos normais, produtivas, mas devemos observar os limites no lado operado e usarmos o aparato anti-linfedema (luvas, faixas, cintas, bons sutiãs,massageadores, fazer os exercícios de drenagem linfática, etc); principalmente nos primeiros momentos, dias,  meses após o tratamento e na volta à vida normal. Lembre-se: mesmo que algum chato, estúpido e pé no saco nos cobre, jogue indiretas, fofoque.  NÃO PRECISAMOS PROVAR NADA A NINGUÉM! VOLTE A TRABALHAR APÓS AUTORIZAÇÃO MÉDICA E NÃO SE PREOCUPE COM O QUE OS OUTROS PENSEM! 

Após alta do pós-cirúrgico: ainda não é tempo de botar mãos à massa! Tem outras etapas do tratamento (quimio, radio, hormonioterapia, tudo decidido pelos médicos e você - conforme o estágio da doença) e o mais importante: fisioterapia! Aprenda os exercícios para repetí-los em casa e preste atenção nas dicas de prevenção! Volte aos poucos às atividades, principalmente as do lar. Socialize as tarefas e se for só você e Deus, faça aos poucos e pare para orar!

DICA: aprendi na fisioterapia ouvir meu corpo e a dor e o inchaço são as vozes que não podem deixar de ser ouvidas por nada neste mundo! Ache seus limites! Por exemplo: eu não consigo varrer, colocar muitas roupas do varal e/ou pegá-las quando secas, cortar com tesoura, escrever ou digitar horas a fio porque dói pra cara...mba! Mas consigo passar roupas, tirar pó dos móveis, limpar armário e janelas, lavar vasilhas, etc. Em casa sempre peço ajuda ao marido e filha e limito qualquer atividade a 60 minutos! Este é meu tempo máximo para qualquer atividade fora do trabalho. E no trabalho fora de casa? Aí é outra estória e conto outra hora. bjus. Marina.

 

 

 



Escrito por Marina da Silva às 19h17
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




UTILIDADE PÚBLICA:Apaixonado PARA QUEM RESIDE EM PORTUGAL E PAÍSES DA UNIÃO EUROPÉIA (U.E)

 

INSTITUTO PORTUGUÊS DE ONCOLOGIA-PETIÇÃO-

CANCRO COLO ÚTERO

 

Mensagem do Dr. Daniel Pereira da Silva director do serviço de Ginecologia do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra.

Caros Amigos e Amigas

Preciso da vossa ajuda. Assinem a petição para que o cancro do colo do
útero venha a ser discutido no parlamento europeu, de modo a que os
rastreios sejam uma realidade em todos os países,
nomeadamente em Portugal, onde só existe na região centro.
Obrigado

http://www.cervicalcancerpetition.eu/

 NÃO CUSTA NADA ENCAMINHAR
Por favor encaminhem este mail para os vossos amigos e amigas.
Obrigado! Melhores Cumprimentos,

Ana Camões






Escrito por Marina da Silva às 20h39
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




CÂNCER QUIMIOTERAPIA:   EDEMA, LINFEDEMA.

 

Quando o assunto é câncer e quimioterapia não há quem não pense nos efeitos colaterais, principalmente nos enjoos e queda dos cabelos e demais pelos (eu perdi sombrancelhas e até uns três pelinhos que tinha em cada dedão dos pés)! Mas estes não são os únicos (D)efeitos colaterais do tratamento de um câncer e muito menos os principais. Há relatos de dor, inapetência (perda do apetite); alteração do paladar; boca seca; alterações no peso (ganho ou perda de peso); febre; infecções, intestino preso ou solto, inchaço ou retenção de líquidos e linfedema só para citar alguns efeitos da quimio. Neste  post vamos falar do inchaço ou edema. Então senta que lá vem aula!

 

EDEMA: Edema é o termo médico para o que nós leigos batizamos como “inchaço” (retenção de líquidos) e pode ter várias causas. Veja o significado científico:

1. “Edema significa inchaço causado por líquidos nos tecidos do corpo. Ocorre geralmente nos pés, tornozelos e pernas, mas pode envolver todo o corpo. Causas de edema incluem:

 

Para diminuir ou acabar o inchaço, o médico pode recomendar manter as pernas levantadas ao sentar, usar meias elásticas, limitar a quantidade de sal que se você come ou tomar um medicamento chamado diurético - também chamado de pílula de água.”

2.Edema é um aumento de fluído intersticial em qualquer região ou órgão do corpo. Ocorre devido a um desequilíbrio entre a pressão hidrostática e osmótica e é formado por solução aquosa de sais e proteínas plasmáticas e sua exata composição varia de acordo com a causa do edema. Quando este se acumula por todo o corpo, é denominado de edema generalizado, já quando limita-se a determinados locais, recebe o nome de edema localizado. Existem três tipos distintos de edema:

  • Edema comum: quase sempre é generalizado, possuindo em sua composição água e sal.
  • Linfedema: é um edema localizado formado pelo acúmulo de linfa. Ocorre quando há obstrução dos canais linfáticos, ou então, estes foram destruídos, como nos casos de retirada de linfonodos na cirurgia de neoplasias mamárias. O esvaziamento ganglionar torna mais fácil o aparecimento deste tipo de edema no braço. Outro exemplo é a elenfantíase, gerando linfedema nos membros inferiores.
  • Mixedema: é um edema localizado que ocorre em casos de hipotireoidismo, havendo um acúmulo de água, sais e proteínas produzidas nesta afecção. Caracteriza-se por ser duro e com um aspecto de pele opaca.”

Transpondo numa linguagem fácil, o inchaço ou edema comum e o linfedema que nos interessa no câncer de mama é aquele resultado do tratamento do câncer (cirúrgico e/ou medicamentoso) tanto para quem foi submetido ou não à linfedectomia. Exemplos de edema comum: uma irmã fez plástica nos seios e abdomem e teve edema devido a cirurgia, um extravasamento de líquidos normal segundo os médicos. Foi prescrito para ela drenagem linfática, entre outras orientações. Grávidas geralmente incham os membros inferiores (pernas) e grávidas hipertensas também sofrem com o inchaço generalizado e risco de eclâmpsia. O inchaço comum também ocorre devido a retenção de líquidos (distúrbios renais, uso abusivo de sal, etc).

 

LINFEDEMA: O linfedema é o inchaço que mais preocupa e pertuba quem se vê às voltas com o câncer de mama. Mas somente as mulheres que retiratram os linfonodos ou gânglios linfáticos correm o risco de desenvolver o linfedema.

Antes de falarmos do linfedema relacionado ao tratameto cirúrgico do câncer vamos falar do linfedema causado pela doença elefantíase ou Filariose: “A filariose, ou filaríase, é causada por vermes que parasitam os vasos linfáticos do homem. No caso brasileiro, ela é ocasionada por helmintos da espécie Wuchereria bancrofti. A infecção ocorre quando mosquitos da espécie Culex quinquefasciatus, que ao picarem o homem transmitem larvas da W. bancrofti.”

VOLTANDO...



Escrito por Marina da Silva às 20h40
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Quando tive câncer em 2002 fui submetida à mastectomia radical, aquela em que se tira tudo e mais um pouco e meus gânglios foram embora nesta empreitada. Recebi todas as orientações sobre o risco do meu braço inchar igual “pata de elefante”, fui encaminhada uns 15/20 dias após a cirurgia para a fisioterapia e tentei seguir (não religiosamente porque fiquei um trapo, cheia de metástases psicológicas) tudo o que Drª Hilda mandava. Não larguei a fisioterapia e até hoje ainda tenho uma sessão de drenagem linfática semanal e repito os exercícios em casa.

Por quê? CURTO E GROSSO: O risco do linfedema é para sempre e eu como toda mulher faço mil e uma coisa e só uso meu aparato anti-linfedema em casa e parte dele na academia. No trabalho nem pensar! Depois conto esta história. Agora uns conselhos da tia Marina para combater o inchaço comum, a retenção de líquidos:

  • Evite o sal ou corte-o da sua dieta;
  • Mexa-se! Falta de exercícios piora o problema. Que tal um passeio dentro de casa, pelo condomínio, até a esquina, na vizinha e... vá pela sombra!
  • Evite calor excessivo, nada de caminhar, passear ou dar bandeira neste solzão de 40°! Sol só no horário recomendado e seja breve! Lembre-se que estamos no horário de verão. E guarda-sol nos guarda do sol, o mesmo para a sombrinha que faz uma boa sombra!
  • Abuse dos alimentos ricos em fibras (limpam o organismo), diuréticos  e anti-hipertensivos: abacaxi, melão, laranja, manga, tomate, pepino, melancia, chuchu (ricos em água);
  • Beba bastante líquidos, já diz o ditado que a água limpa! E põe os rins para funcionar e eliminar os resíduos dos medicamentos usados no tratamento;
  • E principalmente: converse com seu(s) médico(s). NÃO TOME REMÉDIOS SEM A PRESCRIÇÃO MÉDICA!

Fonte:

Marina da Silva: vivências, conselhos e pitacos.kkkk

 http:// www.nlm.nih.gov/medlineplus/edema.html Texto em inglês. Tradução livre Marina da Silva com ajuda do tradutor Google.  

 

 

http://www.infoescola.com/medicina/edema/por  Débora C. Meldau. Edema.  Trata os conceitos gerais, o mesmo  encontrado na maioria dos sites.

 

http://www.fo.usp.br/lido/patoartegeral/patoartecir1.htm Edema. Tudo detalhado e com desenhos esquemáticos se você estiver a fim de aprofundar no tema para uma especialização, mestrado, doutorado.

 

http://www.abcdasaude.com.br/artigo.  Edema.

 

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/filariose/ 



Escrito por Marina da Silva às 20h40
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




EXISTE COISA PIOR QUE O CÂNCER.

DesanimadoNão é apenas o palhaço Tiririca que não sabe o que faz um deputado federal ou qualquer outro político eleito para administrar a Nação!


Ochê que desde que passei pelo perrengue do câncer dei para comparar tudo com a doença! Então agora depois que o atual governo PMDB/PT e aliados nanicos decidiram que vão gastar um mandato inteirinho, quatro anos, para instalar um sistema de prevenção de inundações vejo que realmente eu tenho razão! Tem coisa pior que câncer! E estes políticos, que mal dão conta de suas latrinas, ousam dizer-nos que  num dos países mais ricos do mundo, com ultra tecnologias inclusive para prospectar (catar o petróleo e gás) nas profundezas mais profundas do oceano Atlântico, O BRASIL, vamos ser obrigados a esperar e chorar mais mortes desnecessárias por um mandato ou dois se Dilma, a dama de ferro, for reeleita, para COMEÇARMOS A TRATAR DA PREVENÇÃO?
"Cerca de 5 milhões de brasileiros moram em áreas de risco;"
Quase uma semana depois dos temporais que arrasaram parte da Região Serrana do Rio, provocando pelo menos 672 mortes, na maior tragédia do país, o governo federal decidiu criar um sistema nacional de alerta e prevenção de desastres naturais, além de reestruturar a Defesa Civil brasileira.
"Mercadante reconheceu que a implantação de um eficiente sistema de alerta e prevenção de desastres climáticos levará quatro anos (o que significa que só será concluído em 2015), mas ele espera que os efeitos dessa articulação sejam verificados já no próximo verão."


Só para constar: enviei mensagens para o "Fale com a presidenta sugerindo algumas regras de praxe ou etiqueta básica para um político se comportar em grandes tragédias. Leia a mensagem abaixo:

Consta em nosso banco de dados uma mensagem enviada à Presidenta da República deste endereço eletrônico. Precisamos de sua confirmação ou cancelamento.
Dados da mensagem: enviado em 14-01-2011, 00.02h.

Nome: MARINA DA SILVA


Mensagem:

Exma. Srª presidenta Dilma Rousseff Por favor, declare luto nacional e mostre a dor da Nação pela perda de tantas vidas e de lares do nosso querido povo brasileiro de vários estados, principalmente, RJ, SP nas terríveis tragédias das chuvas. Não nos deixe pensar que nossos governantes não se importam, faça de conta que foi um lapso de memória ou impacto da catástrofe. Eu estou de luto e meus blogs também estão de luto, em nome de todos os brasileiros, solidarizando-nos com a dor e perdas irreparáveis de vidas! Posso entender Lula não aparecer chorando pelo povo que lhe deposita 99,99% de seu amor e confiança para não lhe ofuscar, mas não entendo esta omissão da parte de vossa excelentíma presidenta que se apresenta ao povo como uma mãe! Obrigada. Respeitosamente, Marina da Silva.



Escrito por Marina da Silva às 15h24
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




FALE COM OS POLÍTICOS!

SENHORAS E SENHORES,
DESDE QUARTA-FEIRA, QUANDO VEIO AO AR A TERRÍVEL TRAGÉDIA NAS CIDADES SERRANAS DO RJ, SP,MG, ENVIEI PROTESTOS, CONSELHOS E APELOS AOS NOSSOS GESTORES, OS POLÍTICOS E PARA MINHA SURPRESA OBTIVE RESPOSTA! NÃO É MUITO, MAS TAMBÉM NÃO É NADA! QUE TAL EXERCER SUA CIDADANIA E CRITICAR, EXIGIR AÇÕES QUE IMPEÇAM OU AMENIZEM A REPETIÇÃO DAS MORTES EM INUNDAÇÕES  E DESALOJAMENTO DE FAMÍLIAS ANO APÓS ANO SEM OS POLÍTICOS FAZEREM NADA, OU PIOR, USAREM DESCULPAS ESFARRAPADAS, NÃO ACEITAREM CRÍTICAS, EXCEDER NO TEMPO PARA LIBERAR VERBAS PARA RECONSTRUÇÃO DOS MUNICÍPIOS (OS POLÍTICOS DO ATUAL GOVERNO SÓ SE REUNIRÃO NO DIA 20-01-11 PARA DELIBERAÇÃO, PODE?) OU COLOCAR A CULPA EM DEUS?

Prezada Senhora Marina,



Recebemos sua mensagem e informamos que sua manifestação foi registrada e será Encaminhada aos deputados federais e às comissões da Câmara dos Deputados.



Este serviço é um canal aberto à sociedade. Utilize-o sempre que necessário. Colocamo-nos sempre à disposição e agradecemos o contato.



Central de Comunicação Interativa/Câmara dos Deputados



Disque-Câmara 0800-619619






CONSELHO: EXERÇA SUA CIDADANIA E AJUDE OS POLÍTICOS A LEMBRAREM

 PARA  QUE FORAM ELEITOS: ADMINISTRAR, GERENCIAR, PROTEGER, CUIDAR DA SOCIEDADE,  DA, SAÚDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA, ETC, ETC, E TAL TAMBÉM! ABRAÇO. MARINA.





De: aatrocha@uol.com.br [mailto:aatrocha@uol.com.br]


Enviada em: domingo, 16 de janeiro de 2011 21:27


Para: Central de Comunicação Interativa/SECOM


Assunto: FALE CONOSCO - 6A46102332666



Escrito por Marina da Silva às 18h21
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




DevagarATENÇÃO: VOCÊ POLÍTICO QUE SE ELEGEU OU REELEGEU-SE OU ESTÁ SÉCULOS TOMANDO CONTA DA POLÍTICA NO BRASIL! ApaixonadoJUNTE-SE A CORRENTE DE SOLIDARIEDADE DOS CERCA DE 192 MILHÕES DE BRASILEIROS E FAÇA SUA DOAÇÃO PARA OS SOBREVIVENTES DAS CIDADES ARRASADAS PELAS INUNDAÇÕES NO RIO DE JANEIRO, SÃO PAULO, MINAS GERAIS E OUTROS ESTADOS!

DOE ÁGUA, VELAS, FRALDAS DESCARTÁVEIS, ABSORVENTES HIGIÊNICOS, SABÃO, ÓLEO DE SOJA, PRODUTOS DE HIGIENE, ALIMENTOS, ROUPAS DE CAMA, TOALHAS E DE QUEBRA DOE POR CARIDADE (OU POR INTERESSE POLÍTICO MESMO, POIS TEM ELEIÇÃO EM 2012) ALGUMAS PALAVRAS DE AMOR, FÉ, ESPERANÇA, SOLIDARIEDADE!

ENTREGUE SUA DOAÇÃO NOS LOCAIS INDICADOS: CORPO DE BOMBEIROS, CRUZ VERMELHA, DEFESA CIVIL, POLÍCIA (DE CADA ESTADO) E NA RODOVIÁRIA DO RIO DE JANEIRO. ACESSE OS SITES DAS TV's GLOBO, BANDEIRANTES, RECORD, REDE TV, SBT, ETC E DESCUBRA O QUANTO SUA AÇÃO E DOAÇÃO SÃO IMPORTANTES, NÃO APENAS PARA AS VÍTIMAS, MAS TAMBÉM PARA TODA A NAÇÃO!



Escrito por Marina da Silva às 15h54
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]





[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]